domingo, 25 de julho de 2010

A Ética na Modernidade Liquida

Dinheiro e fama, não são atributos para mudar o caráter de uma pessoa, os valores e exemplos do tempo de infância e juventude são muito importantes. Como entender uma pessoa que tenta roubar se esta pessoa não tem teto, alimento, nem meio algum de sobrevivência, certamente encontra-se em extrema necessidade. Porém do outro lado quem é subtraído de bens sente se extremamente indignado com o fato.
Vivemos um tempo onde a frase de Paul Valery “pode a mente humana dominar o que a mente humana criou?” faz tremendo sentido em todo tipo de relação entre pessoas. Assim como vemos em Bauman “Interrupção, incoerência, surpresa são as condições comuns de nossa vida. Elas se tornaram mesmo necessidades reais para muitas pessoas, cujas mentes deixaram de ser alimentadas ... por outra coisa que não mudanças repentinas e estímulos constantemente renovados ... Não podemos mais tolerar o que dura. Não sabemos mais fazer com que o tédio dê frutos.”

Desta forma a fluidez passou a fazer parte das atitudes das pessoas com uma maior freqüência ou divulgação nunca antes vista. O distanciamento dos pais em relação aos filhos por conta do excesso de trabalho tem sido péssimo do ponto de vista de exemplos, por outro lado os filhos a muito tem pó que não querem estar ao lado dos pais, principalmente quando estão com seus amigos, pois para eles é complicado que algum amigo entenda seus pais, a imagem de antiquado será sempre colocada como impeditivo para uma convivência. Neste momento os filhos querem uma certa independência de relações, não suportam uma interferência nos seus relacionamentos, isto é importante para que conheçam coisas novas através da experimentação, da tentativa erro e acerto, porém nos tempos modernos onde os limites são quebrados a todo momento, isto e extremamente perigoso. Porém é fato que ainda não se encontrou outra forma de primeira relação social dos jovens, exceto os que são de comunidades radicais e fechadas. Com esta quebra de limites constante, este jovem se tornará um adulto muitas vezes sem limites, onde dependendo do caráter aliado a fatores como pais que não repreendem seu comportamento para com a sociedade e às vezes excesso de dinheiro ou de poder, teremos uma pessoa que poderá ter ou gerar muitos problemas com as pessoas com as quais se relacionará.

Quem poderia imaginar num pai que atira uma filha de um prédio, ou em alguém que mata para não pagar pensão, outros matam porque induziam outrem a pensar que gostava de si para subtrair bens e acabou descoberto. Inimaginável pensar numa pessoa que não tem família, ser adotado e matar o próprio pai por ganância.

Jovens bem nascidos freqüentam tuneis em manutenção de madrugada no Rio de Janeiro, o que aconteceria se fossem favelados?
O que aconteceria se os atropelados fossem pobres ou desconhecidos?
Indignar-se com estes acontecimentos, é certo, porque ninguém deveria passar por uma situação destas, porém, absurdo é que se os atropelados fossem pobres ou desconhecidos ninguém seria preso, e é isto o que pensaram os atropeladores e aqueles que colaboraram para tentar encobrir o acontecimento.

E é analisando estes fatos que vemos como o pensamento está liquido, escorrendo entre as mãos, o que é considerado ético para uma pessoa hoje, poderá não ser amanhã ou mediante algum acontecimento ou acréscimo financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário